Quais os benefícios de fazer parte da Federação Catarinense de Teatro?

Atualizado: 15 de Jan de 2019

As mudanças nos cenários social, político e econômico afetam diretamente na forma de produção das pessoas que trabalham com cultura. Política públicas que deixam de existir, formas incoerentes na gestão das políticas culturais, registros profissionais, projetos de difusão e até mesmo ações de formação, profissionais ou livres, são afetadas periodicamente por mudanças no setor público. Além das mudanças vindas por parte do Estado, a Fecate possui o entendimento da necessidade de pensarmos coletivamente nas estratégias e formas de produção, acesso e difusão do teatro em Santa Catarina. Participar da Federação Catarinense de Teatro é entender que apenas estando em coletividade poderemos superar importantes desafios e conquistar novos cenários para o nosso ofício.



Existem diversos benefícios em participar da Fecate, elencamos alguns abaixo:


1) Resistência e atuação por melhorias junto ao Estado

A entidade se mantém ativa frente a questões relevantes para a política cultural do Estado. Se manifesta publicamente e articula movimentos em prol do cumprimento de leis e melhorias na relação entre poder público e iniciativas teatrais, sempre com vistas no cumprimento dos direitos constitucionais dos cidadãos catarinenses e o livre acesso à cultura. A Federação Catarinense de Teatro é Patrimônio Cultural de Santa Catarina e possui o título de Utilidade Pública Estadual.


2) Autonomia para as iniciativas - fortalecimento das localidades

Participar da Fecate é demonstrar o entendimento de atuar com e em prol do coletivo do teatro catarinense. É fortalecer o teatro em todo o território estadual. É uma filosofia coletiva de trabalho. As entidades federadas podem utilizar o logotipo da Fecate em suas ações locais, promover rodas de conversa, propor projetos para a entidade e trabalhos em rede junto outras iniciativas federadas. Em breve as iniciativas federadas também poderão ampliar o alcance das comunicações de seus projetos a partir do envio de releases para serem veiculados no site oficial e nas redes sociais da entidade.


3) Participe na definição dos rumos da entidade

As pessoas que fazem parte de alguma iniciativa federada possuem direito de voz e voto nas assembleias gerais. Podem votar em definições importantes sobre a atuação da entidade e também se candidatar para cargos da diretoria. Propõem a criação de formas de trabalho, chancelam ou auxiliam na criação dos melhores caminhos de atuação para a coletividade.


4) Participação em eventos e projetos

As iniciativas federadas e seus integrantes podem participar de projetos e ações desenvolvidos pela entidade. Mostras, encontros, seminários, intercâmbios culturais e outras ações que a Fecate venha a promover por meio de projetos submetidos às leis de incentivo, fundos ou outras formas de captação de recursos.


5) A Fecate é uma entidade viva

A Federação Catarinense de Teatro foi fundada em 1978 e desde então vem se revitalizando e se atualizando de acordo com os cenários teatrais, sociais, políticos e econômicos. Faça parte desta nova etapa e ajude a construirmos o futuro.



Para ser uma iniciativa ligada à entidade, a pessoas responsável deve acessar o site e criar seu cadastro. Para estar conectado aos princípios de atuação da rede a iniciativa deve aceitar os termos de participação (um conjunto de princípios éticos que norteiam a entidade e as iniciativas ligadas a e ela). Para saber mais e criar seu cadastro acesse www.fecate.org).